sexta-feira, 11 de março de 2011

tipos de entretenimento na 3ª idade


Introdução


Nós, enquanto formandas do Curso de Geriatria, vamos realizar um trabalho sobre o entretenimento na terceira idade.
 Para podermos realizar o trabalho, vamos fazer alguma pesquisa em vários sites da internet. Essa pesquisa relaciona-se com o tema proposto: actividades que os idosos podem executar, a sua variedade e os efeitos que podem causar em todas as áreas da sua vida.
Iremos recolher informação sobre actividades de carácter físico, de carácter lúdico, cultural, enfim todas as que possam ser levadas a cabo. Vamos tentar provar que o bem-estar do idoso pode depender dessas actividades.

Existem vários tipos de lazer ou entretenimento que se podem realizar ao longo do dia-a-dia dos idosos, ou ao longo do resto da sua vida, mas principalmente o mais importante é que se sintam bem com aquilo que estão a fazer no seu dia-a-dia.
Há um conjunto de actividades que têm por fim o desenvolvimento e a manutenção das capacidades físicas e motoras no idoso, ao fazer as actividades físicas sentir-se-á mais saudável e activo, e encontrará sempre uma forma de se exercitar, combatendo muitas doenças típicas da velhice, e aumentará a sua auto-estima, diminuirá a desmotivação, solidão e o isolamento que acontece em muitos casos.
Neste sentido, o principal objectivo da animação dos idosos é aumentar a sua qualidade de vida e bem-estar.



Actividades lúdicas da terceira idade:

Integração social
Valorização da actividade de grupo
Valorização da actividade física
Valorização da actividade lúdica
Valorização da actividade cultural


Actividades adequadas

Desporto: Super valoriza actividades recreativas de grande participação, actividades artesanais e trabalhos manuais, jogos de salão, jogos de mesa, festas, danças e música.
Sobre algumas destas actividades lúdicas aplicadas aos idosos, ainda não existe muita informação acerca delas, é muito importante manter o idoso em actividade, não o
Ao fazer actividades físicas sentir-se-á mais saudável e activo, e encontrará sempre uma forma de se exercitar, menorizando os efeitos da velhice.
E ainda existem outras formas de poderem ocupar o seu tempo livre e com baixos custos. Por exemplo a universidade sénior também pode ser uma maneira de os manter ocupados e dedicarem-se a aprender, porque nunca é tarde para aprender e lá podem aprender várias coisas tais como: informática, tecnologia de informação, línguas, história, arte, trabalhos manuais e até realizar visitas de estudo.
Nunca é tarde de mais para aprender, independente da escolha o importante é acreditar que não existe uma idade limite, tenha 60,70,80 ou mais, para fazer o que gosta e que quer deixar sem fazer nada mantê-lo sempre activo a nível de saúde física e mental.
Deve-se sempre fomentar a integração e participação, despertar alguma alegria, promover no idoso a vontade de viver e apreciar o lado positivo da vida, também incentivar o idoso a melhorar a capacidade de raciocínio e mobilidade geral, desde que queira e se sinta bem, não o deixar cair em rotina, deixar que se expresse que se sinta livre, útil, gratificado em algum aspecto.

Podemos concluir que toda a actividade física é benéfica para o idoso. Consoante o tipo de actividades em questão, poderá também intervir em alguns problemas de articulação e de mobilidade, mas sobretudo melhorando a circulação e o sistema cardíaco.
Uma vida activa nesta idade levará a um aumento de bem-estar e qualidade de vida, e podem ser muito divertidas e os idosos gostarem.
O idoso ao deixar-se envolver em várias actividades estará a conhecer e a conviver com diferentes pessoas, com os quais poderão partilhar as suas experiências de vida, sobretudo experimentar algo novo, numa idade tão assolada pelo isolamento. Será um novo capítulo na sua vida

CONCLUSÃO

Após a realização deste trabalho, concluímos que existem vários meios de entretenimento para os idosos, embora ainda não estejam muito divulgados, principalmente nos meios rurais. Esses meios podem melhorar a vida dos idosos, quer a nível físico quer emocional. É necessário que o idoso se ocupe para não entrar em depressão e para manter as suas faculdades físicas activas. Também ir para a U. da 3ª Idade, pode beneficiar o seu bem-estar.
Foi muito gratificante realizar este trabalho.


 



Trabalho elaborado por: Marisa Tapada, Elisabete Banha, Fátima Valadas Antónia Silvestre

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O blog do agente em geriatria

Agente em geriatria 

       Discrição Geral

O/a Agente em Geriatria é o/a profissional que, no respeito de imperativos de segurança e deontologia profissional, garante o equilíbrio pessoal e institucional no relacionamento interpessoal do dia-a-dia com pessoas idosas e outros profissionais e complementa o cuidado da pessoa idosa nas suas vertentes física, mental e sócia
.
Actividades Principais

Reconhecer o quadro conceptual básico que caracteriza o envelhecimento na sociedade actual e diferentes contextos sociais.

Cuidar e vigiar pessoas idosas, seleccionando e realizando actividades de animação/ocupação com os mesmos, no seu próprio domicílio e em contexto institucional

 Zelar pelo bem-estar da pessoa idosa, pelo cumprimento das prescrições de saúde e dos cuidados de alimentação e higiene no seu domicílio e em contexto institucional



                                                   Marisa tapada